Palestra de J.B.Oliveira na Associação Comercial de São Paulo em homenagem ao
Dia Internacional da Mulher
 
Matéria extraída do jornal Diário do Comércio de 10 de março de 2010.
Clique aqui para ver a matéria
 

Intuição, criatividade e determinação foram algumas das características femininas destacadas pelo jornalista e consultor empresarial J. B. Oliveira em sua bem-humorada palestra no Encontro do Século XXI: União das Diferenças - Dueto ou Duelo. O evento em comemoração ao Dia Internacional da Mulher foi promovido pelo Conselho da Mulher (CM) da Associação Comercial de São Paulo (ACSP). "O homem gosta de se gabar porque possui 4 bilhões de neurônios a mais do que a mulher, um fato comprovado cientificamente. Mas elas têm uma percepção extracorpórea-sensorial (a intuição), que faz grande diferença e que nós não conseguimos usar", afirmou Oliveira.

Segundo ele, por conta disso, há uma nova ordem no mundo corporativo. "Além da diferença física, o dueto razão e a emoção mostra que os dois sexos se complementam. É verdade ou não que, quando o homem de negócio ouve a mulher, ele tem mais chance de acertar? Isso porque ela tem percepção, além da criatividade e determinação, características que levam a mulher a ter uma visão de 360 graus. Hoje, a mensagem do mundo corporativo é para se usar esse conhecimento instintivo".

Homenagens - No auditório lotado com mais de 300 participantes (a maioria de mulheres empresárias integrantes do CM), um grupo de 14 homenageadas, todas elas mulheres que exercem profissões que antes eram exclusivamente masculinas: comandante da Força Patrulha da Polícia Militar paulista; técnica de futebol; motorista de caminhão; sommelière e a vice-presidente da Associação dos Funcionários Públicos do Estado de São Paulo (AFPESP) entre outras.

 
Rosy Maria de Oliveira, a 1ª. vice-presidente da AFPESP, contou sobre os desafios que enfrentou para se tornar a primeira mulher a ocupar esse cargo. "Apesar das inúmeras barreiras, sempre acreditei, sem nunca desistir. E o mais importante é isso: acreditar naquilo que fazemos e buscar todas as possibilidades para derrubar os desafios por um mundo melhor", aconselhou ela.
 

"Bases sólidas" – Depois de agradecer a presença maciça das mulheres no encontro, a coordenadora geral do Conselho Estadual e do Conselho da Mulher da ACSP, Norma Burti, destacou a parceria homem/mulher como a nova concepção do século 21. "A conquista feminina chegou às áreas empresarial e política e definiu uma nova relação homem/mulher em razão da sua sensibilidade. Já estamos longe de duelar com o homem porque essa conquista veio para harmonizar essa relação, calcada em bases sólidas (...). Aqui no CM estamos imbuídas desse ideal, que aliamos com a força feminina. Vamos caminhar juntos fazendo o bem a todos", convocou.

O presidente da ACSP, Alencar Burti, encerrou a noite com uma mensagem emocionada às mulheres. "Tenho uma admiração gigantesca por vocês mulheres, que têm o poder natural de gerar vida e fazer comunhão. Mulher e homem foram feitos para serem parceiros. Parabéns

 

 
Norma e Alencar Burti, e Roberto Mateus Ordine,
durante homenagem do Conselho da Mulher
da Associação Comercial de São Paulo
Alencar e Norma Burti e Dina e
Roberto Mateus Ordine (à esquerda)